Todos hoje no Sindicato por mais representação
Assembleia nesta quarta-feira, na Sede, define os representantes nos congressos da FEM e CNM
Hoje, às 18h, tem assembleia na Sede do Sindicato para os metalúrgicos do ABC elegerem seus representantes aos congressos da Federação Estadual e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (FEM e CNM) da CUT.
E por que participar desta assembleia? “Para reafirmar e expandir nossa proposta de reconhecimento da representação sindical no local de trabalho e da negociação coletiva”, responde o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.
Ele adianta que nos dois congressos o Sindicato irá detalhar aos participantes a proposta que será apresentada ao governo para se tornar projeto de lei e depois ser votada pelo Congresso Nacional.
O Sindicato pretende criar uma legislação que reconheça legalmente a representação sindical no local de trabalho e proteja as negociações coletivas conforme a necessidade e a realidade local de trabalhadores e empresas.
“Não se trata de discutir ou negociar direitos, mas sim de avançar para melhores as condições de trabalho e de emprego”, comenta Sérgio Nobre.
Como exemplo, ele lembra todo o esforço desenvolvido pelo Sindicato para o Ministério do Trabalho reconhecer os acordos de redução do intervalo de refeição como meio para a redução da jornada.
“Para questões deste tipo é necessária uma legislação que reconheça o que trabalhadores e patrões negociam”, comenta, acrescentando a importância do apoio da categoria em nível estadual e nacional.
“Por isto a assembléia de hoje é importante e todos devem participar”, convoca o presidente do Sindicato.
Congressos serão em abril
Com 170 delegados de 13 sindicatos, a FEM realizará seu 6º Congresso nos dias 6 e 7 de abril, em Atibaia, com o tema Organizar para seguir Conquistando.
O 8º Congresso da CNM será de 26 a 29 de abril, em Guarulhos, com 500 delegados. O assunto principal será Organização Sindical e Desenvolvimento Sustentável.
Nos dois encontros serão eleitas as novas direções das entidades e definidos planos de lutas para cada uma delas.
Da Redação