Todos no ato por transporte público de qualidade e CPI do Cartel
Hoje, a partir das 14h, os metalúrgicos do ABC se unirão aos militantes do Movimento Passe Livre para ato conjunto com a CUT-SP, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
A manifestação vai reivindicar transporte público de qualidade e a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de São Paulo, para apurar as denúncias de formação de um cartel de 18 empresas com o objetivo de superfaturar obras do Metrô e de manutenção dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM.
Entre as envolvidas na operação da Polícia Federal está a alemã Siemens, que vem colaborando com as investigações.
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, lembrou que a empresa é o maior conglomerado de tecnologia e engenharia da Europa, com cerca de 490 mil trabalhadores no mundo.
“A atitude da Siemens deveria ser seguida por todas as empresas para buscar mais transparência nos contratos públicos”, disse.
Juntas, as empresas teriam fraudado a livre concorrência para a execução das obras e superfaturado os contratos em quase R$ 600 milhões.
CPI
As graves denúncias sobre os contratos do Metrô e da CPTM reforçam a urgência em debater o tema e a instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo.
“O tema dos transportes públicos e da mobilidade urbana estão na ordem do dia e os parlamentares não podem se omitir”, disse o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima.
“No ABC, apenas a deputada Ana do Carmo assinou o pedido de instalação da CPI, que deve ser votado na sessão desta quarta-feira”, afirmou Adi. “Qual é a posição dos outros representantes da região?”, indagou.
Da Redação