Todos no ato por transporte público de qualidade e CPI do Cartel

Hoje, a partir das 14h, os metalúrgicos do ABC se unirão aos militantes do Movi­mento Passe Livre pa­ra ato conjunto com a CUT-SP, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

A manifestação vai reivindicar trans­porte público de qua­lidade e a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislati­va de São Paulo, para apurar as denúncias de formação de um cartel de 18 empresas com o objetivo de superfatu­rar obras do Metrô e de manutenção dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolita­nos, a CPTM.

Entre as envolvi­das na operação da Polícia Federal está a alemã Siemens, que vem colaborando com as investigações.

O presidente do Sindicato, Rafael Mar­ques, lembrou que a empresa é o maior conglomerado de tec­nologia e engenharia da Europa, com cerca de 490 mil trabalhado­res no mundo.

“A atitude da Sie­mens deveria ser segui­da por todas as empre­sas para buscar mais transparência nos con­tratos públicos”, disse.

Juntas, as empre­sas teriam fraudado a livre concorrência para a execução das obras e superfaturado os con­tratos em quase R$ 600 milhões.

CPI

As graves denún­cias sobre os contra­tos do Metrô e da CPTM reforçam a ur­gência em debater o tema e a instalação de uma CPI na Assem­bleia Legislativa de São Paulo.

“O tema dos transportes públicos e da mobilidade urba­na estão na ordem do dia e os parlamentares não podem se omitir”, disse o presidente da CUT-SP, Adi dos San­tos Lima.

“No ABC, apenas a deputada Ana do Carmo assinou o pe­dido de instalação da CPI, que deve ser vo­tado na sessão desta quarta-feira”, afirmou Adi. “Qual é a posi­ção dos outros repre­sentantes da região?”, indagou.

 

Da Redação