Toshiba: Compromisso com o diálogo

Em negociação com o Sindicato, a direção da Toshiba assumiu compromisso de investir no diálogo com os trabalhadores, colocando um fim em sua posição truculenta e intransigente.

As relações com a empresa, sempre conflituosas, pioraram no início do ano com a demissão de 35 trabalhadores.

Sem diálogo, os trabalhadores passaram a realizar atos de protesto, quando o RH decidiu montar uma barricada na portaria para impedir a ação sindical. “O compromisso da direção da empresa é inédito e significa uma melhora”, disse o diretor do Sindicato, José Paulo Nogueira, o Zé Paulo (foto).

Para mostrar que está mesmo decidida a mudar, a Toshiba concordou em abrir um plano de voluntariado. O pacote paga salários a mais dependendo do tempo trabalhado, além de quatro meses de assistência médica e de vale-compra.

Zé Paulo disse que o pacote será estendido aos 35 demitidos. “A empresa também se comprometeu a chamar os demitidos de volta assim que a produção se normalizar”, explicou ele.

Em assembléia realizada ontem na portaria, os trabalhadores foram avisados dessa mudança de posição da Toshiba, quando aprovaram o voluntariado.