Toshiba: Sindicato propõe cooperativa de produção
Os trabalhadores na Toshiba, de São Bernardo, e o Sindicato estão concluindo proposta para o arrendamento da fábrica através de uma cooperativa de produção. Desde que a matriz japonesa decidiu fechar a unidade de São Bernardo, o Sindicato vem procurando alternativas para que a Toshiba continue funcionando.
“Estamos convictos que a melhor forma de preservar o trabalho e a renda é com os trabalhadores assumindo o controle da empresa”, disse o diretor do Sindicato José Paulo Nogueira.
Ele comentou que o estudo de viabilidade econômica está em fase final e a decisão está nas mãos dos trabalhadores, pois a direção da empresa já deu sinal verde.
“A proposta é arrendar a empresa com possibilidade de compra por parte dos trabalhadores”, disse Zé Paulo. Ontem mesmo aconteceu reunião dos trabalhadores na sede do Sindicato para aprofundar o debate sobre a cooperativa de produção.
Caso o negócio se concretize, os trabalhadores vão assumir uma empresa sadia, que está funcionando normalmente e tem mercado.
Até agora, as cooperativas de produção da Unisol têm assumido empresas falidas que deram calote nos direitos dos trabalhadores, que não é o caso da Toshiba.
Zé Paulo disse que essa situação é diferente. “Os trabalhadores têm inclusive a garantia de um pacote indenizatório para o fechamento. Mas a gente quer mesmo que a empresa continue produzindo aqui na região”, concluiu ele.