Total de pessoas ocupadas no País tem maior nível em oito anos
O total de população ocupada em julho nas seis principais regiões metropolitanas do País, de 22 milhões de trabalhadores, é a maior na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE.
De acordo com o gerente da PME, Cimar Azeredo, foram criadas 141 mil vagas entre os meses de junho e julho. Na comparação com julho do ano passado, o mês de julho deste ano apresentou um acréscimo de 687 mil postos de trabalho.
Ele lembrou que, nos primeiros meses deste ano, o patamar de população ocupada sempre registrava níveis em torno de 21 milhões de pessoas. “Foi a primeira vez, em julho, que atingimos este patamar de 22 milhões”, comentou. Ainda segundo o economista, o patamar de população desocupada (sem emprego procurando trabalho) em julho, de 1,644 milhão, foi o menor da série.
A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,9% em julho, ante 7,0% em junho, a menor para meses de julho.
Segundo Azeredo,”passados os efeitos da crise, o mercado de trabalho volta a ter a evolução que ele tinha nos anos de 2007 e de 2008.
Das agências