Toyota adia produção de carros elétricos na América do Norte, por causa da demanda enfraquecida

A Toyota decidiu adiar o início da produção de veículos elétricos (EVs) na América do Norte para o primeiro semestre de 2026. A montadora havia planejado começar a montagem de um SUV elétrico de três fileiras de assentos em sua fábrica no Kentucky em 2025, com um investimento de US$ 1,3 bilhão, mas recentemente notificou seus fornecedores sobre o cronograma estar sendo adiado. Esse é o primeiro adiamento desse tipo por uma montadora japonesa na América do Norte.

Segundo a Toyota, o motivo seria a necessidade de ajustes no design do veículo, o que levou a uma reavaliação da data de início de produção, mas bem sabemos que existe outro motivo por trás, que é a demanda não ser tão grande quanto antecipado pela marca. A fabricante planeja lançar 10 novos modelos de EVs globalmente até 2026, incluindo veículos com uma plataforma atualizada.

Embora a Toyota ainda não tenha revelado toda a linha de produção planejada para a América do Norte, o SUV previsto para a planta de Kentucky fazia parte de seus planos para a próxima geração de elétricos. Além disso, a Toyota optou por cancelar os planos de iniciar a produção de novos SUVs elétricos da marca Lexus na América do Norte até 2030, optando por enviar veículos já fabricados no Japão para atender a demanda.

Apesar da montadora ter metas ambiciosas de produzir 1,5 milhão de EVs globalmente até 2026, as novas informações sugerem que o número deve ser bem reduzido e ficar em torno de 1 milhão. Esse ajuste acontece em um contexto de desaceleração nas vendas de EVs nos Estados Unidos, onde a competitividade dos preços dos elétricos em relação aos veículos a combustão ainda é um desafio. Muitos consumidores têm preferido os híbridos, área em que a Toyota é uma das líderes de mercado.

Do Notícias Automotivas