Toyota ainda lidera carros híbridos no Brasil, mas pode ser superada

Toyota Corolla Cross lidera segmento de híbridos no Brasil, mas modelos como GWM Haval H6 e BYD Song Plus ameaçam nas vendas

É fato que a Toyota lidera o segmento de carros híbridos no Brasil. E o grande motivo é o Corolla Cross Hybrid. O SUV se destaca por conta do sistema híbrido flex nacional, que combina o motor 1.8 flexível a outro propulsor elétrico. Dessa forma, tem potência combinada de 128 cv. Apenas em setembro, o modelo da marca japonesa emplacou 914 unidades, sendo o híbrido mais vendido do Brasil. Entretanto, outros modelos já estão na cola do SUV.

O primeiro deles é o Haval H6. O SUV da GWM estreou em março deste ano no Brasil com mira no Corolla Cross. No entanto, o modelo chinês tem como trunfo o maior desempenho. Afinal, o Haval H6 conta com um conjunto híbrido que une o motor 1.5 turbo a gasolina a uma bateria pequena de 1,6 kW. Assim, gera 243 cv de potência e um torque robusto de 54 mkgf. O modelo, inclusive, empacou 881 unidades no nono mês do ano. Ou seja, ficou atrás do SUV da Toyota por apenas 33 vendas.

Embora o Toyota Corolla Cross híbrido tenha ocupado o 1° lugar no ranking dos híbridos mais vendidos, o Haval H6 já superou o modelo da marca japonesa. Em agosto, por exemplo, o SUV da GWM registrou 1.452 emplacamentos, contra 1.021 unidades do modelo da Toyota. A façanha, aliás, se repetiu em maio e junho deste ano. Assim, o Haval H6 tem se tornado um concorrente a altura do Corolla Cross. Outro modelo que também ameaça o império do Toyota Corolla Cross híbrido é o BYD Song Plus.

Um dos veículos cotados para ganhar produção na fábrica de Camaçari, na Bahia, o SUV estreou no começo deste ano no Brasil e custa R$ 229.800 (após uma redução de preços). Em setembro, o modelo vendeu 863 unidades. Ou seja, ficou apenas 51 unidades atrás do Corolla Cross. Quando o assunto é modelos híbridos, o Toyota Corolla Cross Hybrid lidera no acumulado com 7.636 unidades vendidas entre janeiro e agosto deste ano. Assim, tem uma participação de 15,6% no mercado. Logo em seguida, vem o GWM Haval H6 com 4.564 unidades. O Song Plus aparece em 7° lugar com 2.300 vendas no acumulado do ano.

Do Jornal do Carro