Toyota anuncia construção de segunda fábrica em Sorocaba

Enquanto prepara o terreno para o fechamento da fábrica da Indaiatuba, no interior de São Paulo, a Toyota já planeja para uma nova unidade industrial no Estado, mas esta ficará no município onde a montadora japonesa escolheu como sua nova casa no país. Trata-se da chamada “Sorocaba 2”, que ficará no complexo industrial existente às margens da rodovia Castello Branco, no município de Sorocaba.

Ela ajudará a montadora a dobrar a produção de veículos no país a partir de 2026, quando a instalação de Indaiatuba já estiver desativada. Evandro Maggio, presidente da Toyota no Brasil, comentou: “O projeto Sorocaba 2 termina em 2026. Vamos praticamente espelhar a planta”. Atualmente, a “Sorocaba 1” produz os modelos Corolla Cross e a dupla Yaris. Na Sorocaba 2, a Toyota deverá dar continuidade ao Corolla, transferido de Indaiatuba, assim como o Yaris Cross, este com versões flex e híbrida flex.

Segundo Maggio, esta nova planta também conseguirá produzir baterias dos carros híbridos flex. Hoje, a fábrica de Sorocaba tem capacidade para fazer 175.000 carros por ano, enquanto a de Indaiatuba faz 76.000 unidades do Corolla, porém, com as duas unidades juntas, a Toyota deve alcançar 350.000 carros por ano em 2026. Trata-se de um volume bem grande e mostra como a Toyota está determinada a avançar sobre Volkswagen e General Motors. Isso sem contar a fábrica de picapes, SUVs e furgões na Argentina, que atende o mercado brasileiro.

Tendo anunciado de 11 bilhões de reais no Brasil até 2030, a Toyota planeja ainda uma picape híbrida flex que pode ser feita na unidade 2, assim como pode ainda emplacar mais outro produto nos próximos anos. O foco da Toyota será na produção de híbridos flex para aproveitar o potencial do etanol, mas se verá na importante e difícil decisão de introduzir o híbrido plug-in em algum momento, devido à concorrência chinesa, cada vez mais forte.

Do Notícias Automotivas