Toyota anuncia nova plataforma exclusiva para carros elétricos

O primeiro modelo da plataforma e-TNGA será um SUV médio; arquitetura comporta 400 cv e até 600 km de autonomia

Bastante questionada sobre a sua falta de apetite pelos carros elétricos, a Toyota finalmente tem algo a dizer. A montadora fará isso no primeiro semestre de 2021 com um SUV de médio porte cujo nome, visual e especificações técnicas ainda estão não foram revelados, mas que será baseado em patentes que vazaram há algum tempo na China.

No entanto, a Toyota confirmou que o primeiro elétrico da nova geração vai estrear a plataforma e-TNGA na qual o fabricante japonês construirá uma gama inteira movida a bateria nos próximos anos. Por ser modular, será utilizado para um compacto, um sedã do segmento C, dois SUVs (o já mencionado será acompanhado por um maior), um crossover e uma minivan. Nada mal como família.

Essa gama articulada, que entre outras coisas também terá outros fabricantes como Suzuki e Subaru envolvidos em alguns modelos, é possível graças à grande modularidade da nova plataforma, que pode variar em comprimento, largura e altura, e em termos de distância entre eixos. A lógica por trás disso é baseada no fato de que alguns elementos permanecem fixos (os dois compartimentos do motor e alguns módulos de bateria), enquanto outros podem variar.

Por isso, pode acomodar baterias de três tamanhos diferentes e esquemas de propulsão que utilizam um ou dois motores elétricos, para ter tração nas quatro rodas ou traseira, ou mesmo veículos com tração dianteira. Este último é uma peculiaridade não contemplada, por exemplo, pelo Volkswagen MEB ou pela E-GMP que a Hyundai acabou de apresentar. Pelo menos por enquanto, de fato, os dois concorrentes, no caso de carros com apenas um motor, oferecem apenas tração traseira.

Do InsideEVs