Toyota anuncia recall de 412 mil carros de luxo nos EUA
A Toyota Motor informou nesta quinta-feira que fará um recall de 412 mil carros de luxo nos Estados Unidos para reparo de problemas na direção.
A montadora japonesa, que conduziu uma série de grande volume de recalls este ano, está convocando 373 mil proprietários de sedans Avalon modelos 2000-2004 por risco de quebra de componente da direção sob certas condições, informou a empresa em comunicado.
A companhia também vai fazer recall de 39 mil veículos do utilitário esportivo LX470 modelos 2003-2007 para eliminar risco também na direção.
A Toyota recebeu informações de três acidentes envolvendo os modelos Avalon sem ferimentos, informou um porta-voz. Não houve informações de acidentes envolvendo os modelos LX470, segundo a montadora.
Crise
Recentemente, a montadora japonesa anunciou uma série de recalls em diversos mercados do mundo. O número alto de reparos ou substituições levou o presidente da companhia, Akio Toyoda, a pedir desculpas públicas no mês de março pelos problemas técnicos e pelas falhas no controle de qualidade de seus veículos na China.
O recall de milhões de veículos do mercado não se restringe apenas à China. Só nos Estados Unidos e Japão, a empresa foi obrigada a reparar cerca de 1,33 milhão de veículos. No Brasil, cerca de 107 mil veículos do modelo Corolla foram chamados para substituição de peças que não ofereciam segurança adequada na utilização do carro.
Em 2009, a companhia passou por perdas históricas provocadas pela recessão mundial.
Da Reuters