Toyota aposta que hidrogênio vai substituir o diesel

Ao contrário de outras marcas que apostam forte nos elétricos, japonesa acredita no sistema de células para o futuro

Apesar do avanço dos veículos elétricos nos últimos anos, a Toyota segue apostando no hidrogênio como combustível do futuro. Em entrevista ao Car Expert da Austrália, Sean Hanley, vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota no país, afirmou que os motores a hidrogênio podem inclusive substituir o diesel nas próximas décadas.

“O diesel não vai desaparecer na próxima década, mas acredito que o hidrogênio vai superá-lo. A longo prazo, não consigo imaginar o diesel sendo um combustível do futuro”, declarou Hanley. Segundo ele, embora “as pessoas estejam menosprezando o hidrogênio” neste momento, a tecnologia tem potencial para se tornar dominante em aplicações onde os elétricos ainda enfrentam limitações, especialmente no transporte pesado.

A Toyota acumula 30 anos de experiência com células a combustível e foi pioneira ao lançar em 2014 o Mirai, primeiro veículo a hidrogênio produzido em série. Mas a história da tecnologia é ainda mais longa: em 1966, a General Motors apresentou o Electrovan, considerado o primeiro carro movido por célula de combustível, criado a partir de pesquisas iniciadas dois anos antes e em paralelo ao uso do hidrogênio pela NASA no programa Apollo.

Hoje, outras montadoras exploram caminhos diferentes. A BMW anunciou que colocará sua nova geração de células de combustível em produção em 2028, enquanto a Stellantis tem posição oposta e classifica o hidrogênio como um “segmento de nicho”. Quem mais vem se destacando nessa frente é a coreana Hyundai. Desde 2018, a marca oferece em alguns mercados o Nexo, SUV que utiliza hidrogênio para gerar eletricidade por meio de uma reação eletroquímica nas células de combustível.  

Do Motor1