Toyota confirma investimentos no Brasil

A previsão é de que a construção da nova fábrica, em Sorocaba, tenha início ainda no primeiro semestre de 2009

O presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, afirmou na terça-feira que os investimentos da montadora, incluindo a construção de uma unidade em Sorocaba, estão mantidos, apesar das turbulências geradas pela crise financeira internacional. O montante do investimento, no entanto, não foi revelado.

Segundo o executivo, a previsão é de que a construção da nova fábrica tenha início ainda no primeiro semestre de 2009. A projeção é de começar a produzir o novo compacto (ainda mantido em segredo) em 2011. A fábrica terá capacidade inicial para produzir 150 mil unidades por ano.

O executivo afirmou ainda que tem acompanhado diariamente junto às concessionárias como estão as reservas, vendas e estoques e que até agora não decidiu por uma redução da produção para se ajustar ao novo cenário restritivo.

De acordo com o vice-presidente da montadora, Luiz Carlos Andrade Junior, a meta da empresa é fechar 2008 com crescimento de 15,2% nas vendas – com um total de 83 mil unidades comercializadas. Segundo o executivo, até setembro as vendas da companhia somavam 58 mil unidades. Atualmente, 60% de suas vendas são financiadas pelo banco da montadora.

O executivo preferiu, porém, não fazer projeções para 2009. Hoje, a Toyota tem capacidade para produzir 310 carros por dia e opera com dois turnos de trabalho na fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Da CNM/ CUT