Toyota detém 68,7% do mercado de carros eletrificados

Graças ao Corolla híbrido flex, segmento cresceu 66,5% em 2020, atingindo 19.745 unidades no total da indústria

A participação dos carros eletrificados no total vendido pela indústria automotiva no País ainda é bastante tímida, situando-se no acumulado de 2020 em apenas 1%. É efetivamente um índice baixo, mas representa mais do que o dobro da fatia de 0,4% registrada em 2019. Em números absolutos, a venda de automóveis elétricos e híbridos cresceu 66,5%, passando de 11.858 para 19.745 unidades nesse mesmo comparativo.

Apesar de todas as marcas estarem investindo no segmento, a maioria tem produtos importados apenas em nichos de mercado, exceção da Toyota, que desde setembro de 2019 comercializa o Corolla Hibrid, produzido em Sorocaba, SP, com motores flex e elétrico. Como diz a própria montadora, o modelo é hoje o principal expoente no impulsionamento das vendas de eletrificados no Brasil.

A Toyota comercializou no ano passado 9.614 unidades do Corolla híbrido e mais 3.220 do RAV4, o que representa 65% das vendas totais de eletrificados por aqui. Se forem considerados os 730 emplacamentos da marca Lexus, oferecida 100% com motorização híbrida, a fatia da fabricante japonesa chega a 68,7%.

É tendência mundial hoje a expansão da oferta de veículos elétricos em todas as marcas automotivas, em função, principalmente, das leis de emissões cada vez mais rigorosas vigentes na Europa e em estados estadunidenses. No Brasil, as principais entidades do setor defendem o etanol como um combustível limpo e de fundamental importância no processo de eletrificação da frota local.

Do AutoIndústria