“Toyota deve montar veículos em São Bernardo”, afirma Rafael

Rafael durante assembleia na Toyota

Em assembleia reali­zada no pátio da fábri­ca, os trabalhadores na Toyota de São Bernardo autorizaram o presiden­te do Sindicato, Rafael Marques, a prosseguir as negociações que man­tém com a direção da empresa sobre diversos assuntos, principalmente investimentos na planta da cidade.

“Nosso principal ob­jetivo nestas conversas é formatar um projeto de­finitivo para a Toyota de São Bernardo”, afirmou Rafael aos companheiros. “E, para ser duradou­ro, este projeto precisa contar com a monta­gem de um veículo aqui”, prosseguiu, recebendo o apoio dos metalúrgicos na fábrica.

O dirigente apro­veitou para reforçar a importância da presen­ça dos metalúrgicos no segundo escrutínio das eleições do Sindicato, que começaram ontem na planta.

“Todos aqui sabem que é fundamental para a companheirada um CSE representativo e de luta, pronto para defender seus interesses”, salientou Rafael.

Montadoras

O dirigente desta­cou a importância da fabricação de veícu­los na planta de São Bernardo e lembrou que a empresa inter­rompeu esse processo na cidade em 2001, quando a produção do Bandeirantes foi descontinuada.

A partir daí, pas­sou a fazer só auto­partes, atividade que prossegue até hoje. Nos últimos tempos, contudo, as negocia­ções entre Rafael e a direção da Toyota entraram em um ciclo intenso. Um dos resul­tados desse aprofun­damento dos debates é a decisão da empresa em instalar em São Bernardo a presidên­cia e toda sua direção executiva no Brasil.

“As empresas que estão cumprindo seu ciclo de investimentos encontram-se em boa posição no mercado”, destacou o presidente do Sindicato.

“Isso é o que acon­tece, por exemplo, com a fábrica de automó­veis da Ford, em São Bernardo”, disse.

“É por isto que precisamos continu­ar com o processo de negociação que man­temos com todas as montadoras da região”, concluiu Rafael.

Da Redação