Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo
Companhia garantiu 26ª posição no ranking BrandZ Top 100
A Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo. A conclusão é do levantamento anual BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands da consultoria Millward Brown. Na edição de 2014 a montadora garantiu a 26ª colocação no ranking geral, que foi liderado pelo Google, seguido por Apple e IBM.
O valor da marca japonesa cresceu 21% em um ano, e chegou a US$ 29,6 bilhões. A pesquisa enfatiza que a empresa também foi líder nas vendas de veículos, com mais de 10 milhões de emplacamentos em 2013.
A segunda marca automotiva mais valiosa segundo o levantamento é a BMW, com avanço de 7% para US$ 25,7 bilhões. Mercedes-Benz e Honda aparecem logo atrás no ranking, com crescimentos importantes de 20% e 14%, respectivamente.
O estudo aponta a Ford como a quinta mais valiosa entre as fabricantes de veículos, com US$ 11,8 bilhões. A empresa registrou o maior crescimento no setor, de 56%, superando Nissan e Volkswagen. “A Ford experimentou um de seus anos mais lucrativos, com lucro recorde na América do Norte e na Ásia e resultados fortes em economias mais fracas da América do Sul e da Europa”, esclarece o estudo.
A Audi garantiu a oitava colocação entre as marcas automotivas. A nona posição foi ocupada pela Chevrolet, uma novata no ranking, com US$ 4,9 bilhões. A Hyundai aparece em seguida, em décimo lugar, com alta de 15% em seu valor para US$ 4,6 bilhões.
As marcas do setor como um todo experimentaram crescimento de 17% segundo o BrandZ Top 100. O estudo destaca que a melhora foi puxada pela recuperação de mercados importantes, como os Estados Unidos, ainda que o setor continue enfrentando o problema do excesso de capacidade produtiva.
Entre as tendências para o setor, o levantamento enfatiza o aumento do interesse do consumidor por utilitários esportivos e crossovers e a busca por mais conectividade, com a demanda por novos aplicativos para smartphone. Outro destaque é a procura por mais segurança. Segundo o estudo, um dos principais motivos para que as pessoas troquem de carro a cada três anos é a busca por novos dispositivos nessa área.
Da Automotive Business