Toyota e Honda são processadas por violar patentes de peças de comunicação em veículos
A empresa americana de gestão de patentes Intellectual Ventures entrou com ações judiciais contra a Toyota e a Honda, alegando que as montadoras infringem patentes que cobrem peças de comunicação em veículos, apurou o “Nikkei Asia”. É raro que as montadoras japonesas sejam processadas por patentes de peças de comunicação.
Cada caso cobre mais de 10 patentes, incluindo algumas importantes para comunicações de curta distância. À medida que mais aparelhos e veículos se conectam à internet, aumenta o risco de outras empresas serem puxadas para processos semelhantes. Com a disseminação dos serviços de comunicação 5G ultrarrápidos, as montadoras estão se concentrando no desenvolvimento de carros conectados ativamente com de internet.
A Intellectual Ventures abriu os três processos em um tribunal distrital federal no Texas em 19 de outubro contra a Toyota, Honda e General Motors. A Intellectual Ventures diz que o híbrido Toyota Prius e os automóveis de luxo Lexus (marca da Toyota) infringem seus direitos, assim como o Accord e o Odyssey da Honda.
Os danos podem chegar a centenas de milhões de dólares. A Intellectual Ventures não fabrica produtos. Taxas de patentes são sua principal fonte de receita. Além de pesquisar e desenvolver internamente, a Intellectual Ventures compra patentes por meio de fundos afiliados e lucra com o licenciamento delas e com a obtenção de acordos de litígios de patentes. Fundada em 2000 por um ex-executivo da Microsoft, a empresa teria mais de 70 mil patentes relacionadas ao setor de tecnologia da informação.
Do Valor Econômico