Toyota eleva aposta nos híbridos para o Brasil

Montadora vê essa opção como a melhor solução para o país

A Toyota se prepara para lançar neste mês seu segundo carro híbrido produzido no Brasil. O Corolla Cross, nome do veículo que terá essa versão, absorveu o mais recente ciclo de investimentos da companhia no Brasil, que totalizou R$ 1 bilhão. Mas, para continuar a investir no país, a montadora japonesa será criteriosa na análise sobre condições de competitividade e previsibilidade, segundo disse, durante Live do Valor, ontem, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Chang junta-se a outros executivos do setor que têm insistentemente condicionado futuros planos de investimentos ao cenário macroeconômico e à agenda de reformas. A preocupação do executivo é ter certeza de que o ambiente econômico do país será favorável à estratégia de exportação da companhia, que pretende manter uma média de 25% de vendas do novo veículo a outros países como forma de compensar o peso do dólar elevado na importação de peças.

O Corolla Cross, um utilitário esportivo produzido em Sorocaba (SP), será exportado para 22 países da América Latina e Caribe, segundo Chang. Trata-se do maior número de destinos alcançado por um modelo da marca fabricado no Brasil.  primeiro híbrido produzido pela montadora no Brasil é o sedã do Corolla, lançado no fim de 2019. A versão híbrida representa 40% das vendas do modelo no país. O Corolla é também o primeiro híbrido flex do mundo. Ou seja, o motor a combustão, que alimenta o elétrico, pode ser abastecido com gasolina ou etanol.

No Brasil, a Toyota vai manter a aposta nos híbridos como forma de desenvolver a eletrificação veicular. “E o etanol ajuda nesse processo”, afirmou Chang. Em outros países, a montadora também vende veículos totalmente elétricos, cujas baterias são recarregadas em tomadas, e também desenvolve modelo movidos a células de hidrogênio. Uma estratégia voltada para a exportação ajudaria também, diz o executivo, a reduzir a capacidade ociosa na indústria de veículos.

 Do Valor Econômico