Toyota encerra a produção do Etios em Sorocaba

Em 31 de agosto será produzido o último Toyota Etios em Sorocaba, SP, encerrando ciclo de onze anos. Disponível no Brasil, hoje, apenas na versão utilitária Aibo, e por meio do sistema de assinaturas da Kinto, o Etios ainda integra o portfólio Toyota em outros mercados da América Latina. Desde 2021 deixou de ser vendido no País.

O modelo segue com bom desempenho no mercado argentino: foi o terceiro automóvel mais vendido, com 15,5 mil unidades comercializadas de janeiro a julho, segundo a Acara. Segundo a Toyota o fim da produção do Etios decorre da necessidade da preparação da fábrica para a introdução de um novo modelo compacto nas linhas de Sorocaba, que terá uma versão híbrida flex.

Não haverá demissões, garante a companhia, que usará da “flexibilidade para ajustar a capacidade de produção de acordo com a demanda interna e externa e com as movimentações de mercado”.

O Etios deu início às operações da unidade do Interior paulista, que hoje produz, também, os modelos Yaris e Corola Cross. Foram produzidas mais de 680 mil unidades ao longo dos onze anos, das quais 240 mil exportadas desde 2013.

Da AutoData