Toyota entra na reta final das obras da nova fábrica de Sorocaba

Chegaram à fase final as obras de construção da nova fábrica da Toyota, ao lado de sua atual, em Sorocaba. Ocupará 160 mil m² de terreno de 400 mil m², ampliando a capacidade do complexo produtivo de 100 mil para 260 mil unidades anuais. A inauguração está prevista para o segundo semestre do ano que vem. Ela substituirá a unidade de Indaiatuba, também no Interior de São Paulo, que será desativada.

O projeto contempla três pavilhões: funilaria, pintura e montagem final, todos equipados com tecnologias de ponta. A funilaria será 95% automatizada, com até 250 robôs em operação. A pintura, que também contará com o trabalho de mais vinte robôs, terá um sistema inovador sem consumo de água, com filtragem por papelão reciclável, que possibilitará o reaproveitamento de praticamente 100% do material utilizado.

A montagem final será realizada por meio de AGVs, Auto Guided Vehicles, que dispensam o uso de esteiras tradicionais. Com a geração de 2 mil empregos diretos, dos quais metade destinados a mulheres, a fábrica será um dos principais vetores de desenvolvimento da região, segundo Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe. Segundo ele a expectativa é comercializar cerca de 500 mil veículos neste ano na América Latina, dos quais 400 mil fabricados nas fábricas do Brasil e da Argentina.

Chang afirmou que a montadora precisa oferecer todas as opções tecnológicas aos clientes. Por isso, além do Yaris Cross, programado para novembro, e de um novo modelo híbrido flex que será produzido no Brasil e apresentado em breve, a Toyota também iniciará a importação de um modelo elétrico para a região no início de 2026. A obra, realizada por três construtoras, exigiu uma das maiores operações de terraplanagem da região. Foram movimentados 2 milhões de m3 de terra, cerca de 2 mil caminhões por dia ao longo de seis meses.

Da AutoData