Toyota estuda fazer picape baseada no Corolla para enfrentar Toro e Montana

Será baseada na próxima geração do Corolla e, se aprovada, deve chegar às concessionárias após 2027

Cada vez mais fabricantes estão olhando para o segmento das picapes intermediárias. Aqui no Brasil temos a Chevrolet Montana, a Fiat Toro, a Renault Oroch e, mais recentemente, a Ram Rampage. Até nos EUA elas tem feito sucesso, com Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Parece que a Toyota não vai ficar de fora desta categoria. De acordo com o site Automotive News, a fabricante está estudando uma nova picape baseada na linha Corolla.

O tom da reportagem sugere que o projeto ainda está em um estágio inicial e que ainda não foi aprovado pela diretoria. A publicação afirma que “uma picape baseada no Corolla continua a ser uma possibilidade, mas a sua aparência ainda está sendo definida.” Mesmo que seja aprovada, a pequena caminhonete não deve chegar às concessionárias antes de 2027 e seria baseada na próxima geração do Corolla, ao invés do modelo atual.

Esta picape menor ficaria logo abaixo da Hilux e permitiria que a Toyota entrasse no mesmo segmento que a Toro. Assim como as demais caminhonetes desta categoria, seria feita com uma construção monobloco, aproveitando a plataforma do Corolla, ao invés de ter uma arquitetura com longarinas. O Automotive News comenta até que seria produzida no Mississippi (EUA), na mesma linha de montagem que o Corolla.

Considerando que os sedãs médios estão perdendo força no Brasil e a fábrica em Indaiatuba (SP) produz somente um modelo, seria um bom candidato para ajudar o complexo a aumentar seu ritmo. Ainda existem planos sobre uma outra picape menor da Toyota. No final de 2022, a fabricante japonesa mostrou um protótipo chamado IMV 0, um veículo comercial leve voltado para o trabalho e que antecipa um modelo para 2024.

Do Motor1