Toyota fala em mudança drástica para virar referência em carro elétrico
Novo CEO da marca, Koji Sato lidera nova estratégia para tentar se aproximar da Tesla
A Toyota sempre se mostrou resistente a grandes investimentos em carros elétricos. Por inúmeras vezes a fabricante preferiu investir em formas alternativas de propulsão, inclusive em veículos híbridos e a célula de combustível movida a hidrogênio. No entanto, essa postura deve mudar em breve. Tudo por conta do novo CEO da Toyota, Koji Sato, que assume o comando da empresa a partir de 1º de abril.
De cara, um de seus principais objetivos é estabelecer um novo plano estratégico para fazer a Toyota crescer no segmento de carros elétricos. Entre as metas mais importantes está o desenvolvimento de uma inédita plataforma dedicada a EVs, cujo lançamento está previsto para 2026.
A marca já foi referência em eletrificação no fim dos anos 90, quando a empresa lançou a primeira geração do Prius, até hoje uma das referências em carro híbrido. A intenção da nova administração é reconduzir a montadora ao topo de um mercado dominado pela Tesla, mas que já conta com outros grandes nomes na briga – todos à frente da Toyota neste momento.
Além da nova plataforma, a Toyota estabeleceu algumas prioridades para correr atrás do prejuízo na tentativa de se aproximar da Tesla. A fabricante trabalha em um novo conceito de baterias que deve estrear no fim da década de 2020. Outra providência é trabalhar em linhas de montagem dedicadas exclusivamente a carros elétricos. Atualmente, o crossover bZ4X é produzido na mesma linha de veículos híbridos movidos a gasolina e a hidrogênio.
Do Automotive Business