Toyota, GM, VW e BMW devem perder na China com a transição para os elétricos
Muitas montadoras estrangeiras tradicionais perderão espaço no mercado, em detrimento das marcas chinesas
Boa parte do segmento automotivo parece estar fazendo uma transição mais rápida dos carros a gasolina para os elétricos, mas ainda há um longo caminho a percorrer. No entanto, esse não é necessariamente o caso da China, o maior mercado do mundo, onde as montadoras nacionais e muitos consumidores estão adotando os veículos elétricos. As marcas estrangeiras que não se prepararam de forma adequada podem sair perdendo.
Embora possamos ouvir com frequência que as montadoras tradicionais, incluindo GM, Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz, estão começando a avançar muito mais rapidamente com seus planos para um futuro de VEs, pode ser tarde demais. Enquanto isso, as montadoras japonesas, como a Honda e a Toyota, estão apenas começando a aceitar os carros elétricos como uma opção viável para o futuro. Muitas dessas montadoras estrangeiras tradicionais são uma força na China e têm sido assim há anos, mas parece que isso está prestes a mudar de forma significativa.
Elas estão prestes a perder participação de mercado para empresas como a BYD e outras montadoras chinesas nacionais que, sem dúvida, estão muito mais bem adaptadas para a transição. De acordo com uma reportagem do Greenpeace compartilhado pelo South China Morning Post, a maior montadora do mundo, a Volkswagen, deve perder de 3 a 7% de participação de mercado na China até 2030. A GM pode perder de 3 a 6%, a Honda de 2 a 4% e a Toyota de 1 a 3%.
Enquanto as montadoras acima mencionadas veem sua participação de mercado diminuir na China, o Greenpeace estima que a BYD terá um ganho de 4 a 5% no mesmo período. No primeiro trimestre de 2023, 31% de todas as vendas de carros na China foram de carros elétricos. Isso representa um aumento de 3% em relação ao ano anterior e mais que o dobro do número vendido durante o mesmo trimestre de 2021. Além disso, 80% dessas vendas foram feitas por montadoras nacionais. E quase metade de todos os tipos de carros vendidos na China em 2022 foram produzidos internamente, o que representa um aumento de 5,4% em comparação com 2021.
Do InsideEVs