Toyota ignora solenemente os carros elétricos em folheto para crianças
Material distribuído em escolas do Japão discorre sobre o futuro da mobilidade; fabricante é um dos que menos investiu em eletrificação
Um folheto distribuído em escolas infantis tem causado polêmica no Japão. Não devido ao que o material diz, e sim pelo que ele deixa de dizer: é que o impresso, confeccionado pela Toyota, fala sobre o futuro da mobilidade, mas sequer menciona os carros elétricos. Os modelos mais amigos do meio ambiente, segundo a publicação, são o Mirai, que utiliza a tecnologia de célula de combustível, e o Prius, que é híbrido.
Quem chamou a atenção para a (falta de) conteúdo do panfleto foi o pai de um dos alunos. Mas o caso acabou ganhando notoriedade porque a Toyota é um dos fabricantes de veículos que menos investiu em carros elétricos nos últimos anos. A marca japonesa investe pesado é nos híbridos, que mesclam motores elétricos e a combustão, e nos veículos a hidrogênio, com tecnologia de célula de combustível.
Porém, vale lembrar que esses modelos têm propulsão elétrica: a diferença é que, em vez de necessitarem de recargas em tomadas e de baterias, eles produzem a própria eletricidade a partir do hidrogênio, por meio de reações químicas.
Foi só recentemente que a Toyota entrou no segmento dos carros elétricos tradicionais com o bZ4X. Não está claro se a Toyota ignorou os carros elétricos no tal folheto devido aos citados interesses comerciais ou se a questão foi apenas cultural. É que a empresa adota estratégias de marketing totalmente distintas para os mercados doméstico e mundial. Isso porque o Japão tem uma sociedade bastante particular.
Do Autopapo