Toyota investirá US$ 35 bilhões em 30 veículos elétricos a bateria
Linha estará completa até 2030, quando montadora espera vender 3,5 milhões de unidades
A Toyota terá uma robusta oferta de veículos elétricos mundialmente. Akio Toyoda, presidente global, detalhou nesta terça-feira, 14, o plano da montadora para alcançar a neutralidade em carbono, especialmente por meio de veículos movidos a bateria, considerada pela empresa “uma das opções mais promissoras”.
O plano do grupo é lançar 30 modelos elétricos a bateria até 2030, inclusive comerciais leves, como picapes e microônibus, para vários mercados, o dobro do que previa anteriormente até 2025. Ainda que os elétricos movidos a bateria sejam considerados a principal solução para reduzir as emissões, a Toyota promete trabalhar o máximo de opções possíveis.
A futura frota elétrica pura da Toyota exigirá US$ 35 bilhões e, espera a empresa, somará 3,5 milhões de unidades vendidas por ano até o final da década. Atualmente, a maioria das vendas de eletrificados da empresa é de híbridos. A montadora lançará uma família de veículos elétricos puros, batizada de bZ, sigla em inglês para “Além do Zero”, e que será oferecida em diversos mercados.
A marca Toyota oferece mais de uma centena de modelos com motor a combustão, híbridos, híbridos plug-in e elétricos com células de combustível em mais de 170 países e regiões. Os veículos a combustão hoje existentes também ganharão versões eletrificadas, revelou o presidente da montadora.
Do AutoIndústria