Toyota já estrutura novo ciclo de investimentos para o Brasil com carro a hidrogênio

Plano da montadora japonesa, que terá duração de cinco anos, deve contemplar tecnologias verdes e exportação

A Toyota do Brasil já prepara novo ciclo de investimentos para o país. Segundo o presidente da montadora, Rafael Chang, a companhia conversa com os governos federal e estadual para estruturar o novo plano. Chang afirmou que no âmbito estadual a empresa negocia junto ao governo políticas para entrar no Programa Pró Veículo Verde, lançado no final do ano passado.

Com o governo federal, as conversas giram em torno da nova fase do Rota 2030, que deve trazer alternativas para alavancar investimentos em tecnologias verdes, disse o executivo. Além disso, a reforma tributária, que tramita no Congresso Nacional e deve ser aprovada até o fim deste ano, também está sendo levada em consideração na hora de definir o valor do novo o plano de investimentos. O último ciclo termina em 2024 e a Toyota aportou R$ 7 bilhões.

“Os recursos serão gastos de 2025 a 2030 e sempre dissemos que buscamos previsibilidade nas decisões de investimento”, afirmou Chang durante a inauguração da primeira estação de abastecimento de hidrogênio de etanol, que faz parte do projeto Ethanol to H2, o hidrogênio verde e amarelo. A Toyota é parceira do projeto e destinou para os testes o seu modelo movido à célula de combustível, o Mirai.

Segundo Chang, além de trazer o modelo para o Brasil, a Toyota pode estabelecer parcerias para fornecer as células de combustível. “O governador (Tarcísio de Freitas) tem falado muito sobre a renovação da frota de veículos pesados e podemos ser parceiros com esta tecnologia. Já fazemos isto em outros países. ” Chang também falou que o próximo ciclo de investimento pode contemplar um modelo para substituir o Etios, que saíra de linha no fim deste mês.

Do Automotive Business