Toyota não volta a produzir no Brasil antes de 2026, acredita sindicato

Sem motores, produção de veículos já está paralisada em Sorocaba. Empresa negocia férias coletivas e lay-off

A Toyota ainda não confirma oficialmente, mas a produção de motores e veículos no Brasil não deve ser retomada pelo menos até o início do ano que vem, segundo representantes dos metalúrgicos. A quase total destruição da fábrica de motores de Porto Feliz, SP, já resultou também na interrupção por tempo indeterminado da linha de montagem da vizinha planta de Sorocaba, de onde saem veículos para o mercado interno e exportação.

Na quarta-feira, 24, a empresa se reuniu com os sindicatos dos metalúrgicos da região onde estão as duas unidades produtivas para discutir o difícil quadro que terá nos próximos meses. O encontro teve como prioridade a análise de alternativas para garantir a preservação dos empregos. Somando as duas unidades, a montadora conta com cerca de 4,5 mil funcionários.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Celso Simomura, responsável pela gestão de Recursos Humanos da Toyota, afirmou: “Ainda não temos uma previsão para o retorno das atividades e o levantamento completo dos danos. A fábrica foi muito prejudicada, inclusive a parte estrutural”.

Após o encontro, Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, afirmou que “é bem provável que a Toyota não volte a produzir este ano, devido ao tamanho do prejuízo”.

Do AutoIndústria