Toyota projeta vender 20% a mais no Brasil em 2022

Rafael Chang, presidente da operação brasileira, cobra agenda de competividade para a indústria

A Toyota negociou 172,9 mil automóveis e comerciais em 2021 no Brasil. Para este ano, revelou a montadora na terça-feira, 8, a expectativa é alcançar volume cerca de 20% maior, portanto algo próximo de 207 mil licenciamentos e muito próximo do resultado de 2019, quando 215,7 mil veículos da marca foram emplacados.

O índice é mais do que o dobro do que os 8,5% estimados pela Anfavea para o mercado interno em 2022. Se confirmadas as duas estimativas, portanto, a Toyota pode superar os 8,8% de participação de 2021 e até mesmo os 9,1% alcançados em 2016, recorde histórico da montadora no Brasil.

Para isso, a Toyota aposta, sobretudo, no desempenho da picape Hilux, líder de vendas da marca com 45,9 mil unidades licenciadas em 2021, do Corolla (41,9 mil) e no primeiro ano cheio do Corolla Cross no mercado. O SUV, lançado em março, somou 34,2 mil licenciamentos até dezembro e fechou janeiro de 2022 como o Toyota mais vendido, com 2,5 mil unidades.

Apesar dessa perspectiva e de comemorar a produção somada das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, SP, de 172 mil unidades em 2021, 48% a mais do que no ano anterior, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, cobra “propostas para uma agenda de competitividade que traga mais previsibilidade e corrija distorções tributárias”. O executivo defende, dentre outras medidas, incentivo a novas tecnologias e impostos diferenciados para os produtos que as adotem, até como forme de viabilizar as exportações.

Do AutoIndústria