Toyota promete revolucionar plataforma de carros elétricos
Determinada a não ficar para trás quando o assunto é produzir elétricos, a Toyota trabalha em maneiras de aperfeiçoar sua produção. No inÃcio deste ano seus engenheiros desmontaram um Tesla e ficaram chocados com o que encontraram no carro. Depois, lançou uma inédita giga-prensa para elétricos, que promete baratear os futuros carros a baterias da marca, por exemplo.
Agora, sob o comando do CEO Koji Sato, a montadora cogita lançar 10 elétricos novos até 2026. As metas de vendas anuais são de 1,5 milhão de elétricos no mesmo ano, e 3,5 milhões em 2030, por exemplo. Essa é uma meta ambiciosa, uma vez que a marca só vendeu menos de 25 mil elétricos no mundo todo, no ano passado. Assim, em um vÃdeo, é possÃvel ver como acontecerá a produção.
Em um workshop realizado no mês passado, a Toyota detalhou como planeja virar o jogo, diminuindo o tempo de produção de seus veÃculos elétricos e baterias, bem como outro fator decisivo: o preço. A marca promete reduzir pela metade os processos que atrasam a inovação, e para isso contará com a giga-prensa, carros automatizados que se dirigem sozinhos pela linha de produção e a divisão da linha de montagem em três blocos. A linha de montagem das baterias também está nas promessas.
Para acompanhar o ritmo das marcas chinesas e da Tesla, a Toyota precisa produzir suas próprias baterias. A fábrica da montadora em Teiho se prepara para a produção em massa de baterias de estado sólido, que deverão chegar em seus BEVs de próxima geração em 2027/2028. Para conseguir acompanhar o novo ritmo de produção e venda de elétricos e hÃbridos, a Toyota busca se modernizar. Assim, realizando profundas mudanças em sua linha de produção, conseguirá manter seu posto entre as maiores montadoras do mundo.
Do Jornal do Carro