Toyota reinicia produção de modelos híbridos na segunda-feira
Após vendaval de Porto Feliz, montadora importou motores para garantir retomada gradual das suas operações
A produção de veículos nas fábricas da Toyota de Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior paulista, será reiniciada de forma gradual a partir da próxima segunda-feira, 3, com motores importados de outras unidades no exterior, principalmente do Japão. Conforme antecipou há um mês o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, serão fabricadas numa primeira etapa as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação.
O plano é retomar em janeiro a produção de veículos com motores convencionais, abrangendo as linhas do Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação. Segundo Maggio, volumes regulares só deverão ser atingidos em fevereiro. A empresa paralisou atividades em 23 de setembro, após vendaval que assolou o município de Porto Feliz, SP, onde fica a sua fábrica de motores. Além de destelhamento total, houve danos nos equipamentos e até agora a operação não foi retomada.
Como era de se esperar, a marca perdeu participação no mercado brasileiro desde então. Operando com estoques reduzidos, na média de apenas dez dias, em pouco tempo a Toyota ficou sem produtos para oferecer aos consumidores.
Graças à agilidade da direção da montadora e do apoio da matriz e de outras subsidiárias do grupo, a fabricante japonesa vai conseguir retomar produção sem ter de usar o lay-off aprovado nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba. Os mil trabalhadores das duas fábricas – respectivamente 2.486 e 1064 – ficaram em férias emergenciais até o último dia 23, quando retomaram para iniciar os trabalhos de preparação da produção e treinamentos.
Do AutoIndústria