Toyota resgata plano para abrir segunda fábrica no Brasil
Adiado em 2008, montadora japonesa revê números e decide apostar no mercado brasileiro de automóveis
A fabricante japonesa de automóveis, Toyota, decidiu resgatar um plano de 2008, que define a abertura de uma segunda fábrica no Brasil. O projeto estava cancelado devido a crise econômica.
Um porta voz da Toyota explicou que o grupo “está considerando, entre outras questões, qual seria o melhor momento para abrir a planta”.
O plano anunciado em 2008, contempla a construção de uma fábrica em Sorocaba, interior de São Paulo, com um investimento entre 600 e 700 milhões de dólares. A fábrica pode gerar 2.500 empregos diretos e cerca de 11 mil empregos indiretos.
A Toyota já tem uma fábrica em Indaiatuba, também no interior paulista, que fabrica por ano 80 mil veículos do modelo Corolla.
De acordo com o jornal econômico Nikkei, a segunda fábrica da Toyota no Brasil teria uma capacidade anual de mais de 100 mil veículos pequenos, destinados ao mercado local e poderia começar a funcionar em 2011.
Desde 2008, quando o projeto foi adiado, até os dias atuais, o mercado brasileiro de automóveis cresceu 11%, chegando aos 3,14 milhões de unidades em 2009.
No ano passado, o Brasil foi o quinto mercado mundial em vendas de automóveis, e segudo os analistas, em 2010, o País passará a Alemanha e pode se tornar o quarto mercado mundial, ficando atrás da China, EUA e Japão.
No Brasil, 60% do mercado automobilístico é controlado pelas montadoras Fiat, Volkswagen e General Motors (GM).
Da redação com O Estado de S. Paulo