Toyota soa um alerta vermelho: A China pode acabar dominando não só o mercado de EVs, mas também o de hidrogênio
A Toyota acaba de emitir um novo alerta que vai além do domínio chinês sobre os carros elétricos. Segundo a gigante japonesa, a China está prestes a repetir a mesma trajetória de liderança, desta vez no setor de veículos movidos a hidrogênio. E o recado é direto: “Não temos muito tempo”, afirmou Misumasa Yamagata, presidente da divisão de hidrogênio da Toyota.
A declaração, publicada pelo Financial Times, reforça um sentimento que tem crescido entre os grandes fabricantes globais: A China não só lidera a transição elétrica — com mais de 11 milhões de EVs vendidos em 2024, mais de 60% do total mundial — como agora também toma a dianteira em novas tecnologias que prometem moldar o futuro da mobilidade. Os dados não mentem. A CATL e a BYD, sozinhas, já dominam mais da metade do mercado global de baterias para veículos elétricos.
E a ofensiva chinesa vai além dos carros de passeio: com incentivo governamental pesado, a China lidera a comercialização de caminhões e ônibus movidos a hidrogênio. Apenas em 2024, o país vendeu 7.069 veículos comerciais a célula de combustível — mais do que todos os outros mercados somados. O avanço é facilitado por políticas agressivas. Enquanto países como Japão e EUA ainda enfrentam dificuldades com custos e infraestrutura, a China transformou rotas logísticas inteiras em “corredores de hidrogênio” e multiplicou os postos de abastecimento.
Hoje, abastecer com hidrogênio na China custa cerca de um terço do valor cobrado no Japão. Enquanto isso, a Toyota, mesmo com mais de 30 anos de desenvolvimento em tecnologia de hidrogênio, vê sua liderança escapar pelas mãos. Se a Toyota está preocupada, talvez o restante do mundo deva prestar mais atenção. Afinal, quem dita o ritmo da inovação tende a ditar também os rumos do mercado global.
Do Notícias Automotivas