Toyota suspende atividades por falha na produção
Atualização no sistema forçou paralisação de todas as fábricas da marca no Japão
A Toyota foi obrigada a reiniciar a produção de todas as fábricas no Japão devido a uma falha no sistema de produção doméstica de veículos. Na terça, 29, a fabricante suspendeu as atividades em 25 linhas de produção em 12 plantas japonesas. Também paralisou as operações em outras duas fábricas ao fim do dia.
De acordo com informações da agência de notícias “Reuters”, a falha teria ocorrido durante uma atualização do sistema responsável por realizar os pedidos junto aos fornecedores. A Toyota não se pronunciou sobre os motivos do transtorno, mas havia assegurado que o caso não aconteceu por conta de um ataque hacker.
No ano passado, as atividades em uma unidade precisaram ser suspensas por um dia após um fornecedor ter sofrido um ciberataque que impediu a Toyota de pedir novas peças. Na ocasião, o problema foi resolvido ao acionar uma rede de fornecedores suplementar. A “Reuters” estima que as fábricas do Japão respondem por aproximadamente um terço da produção global da Toyota.
As atividades da marca japonesa vinham dando indícios de recuperação em 2023, após sucessivas paralisações causadas pela falta de semicondutores. A produção teve alta de 29% entre janeiro e junho, registrando o primeiro crescimento em dois anos. O problema na produção da Toyota causou um “efeito dominó” em outras empresas do grupo. A Toyota Industries suspendeu parcialmente suas atividades em duas fábricas por conta da falha registrada nas operações da montadora.
Do Automotive Business