Toyota tenta reformular estratégia de carros elétricos de olho na Tesla

Reformulação pode frear o lançamento de carros elétricos que já estavam sendo planejados pela fabricante

A Toyota está considerando uma reformulação de sua estratégia de carros elétricos e interrompeu alguns projetos atuais, afirmaram quatro fontes com conhecimento dos planos ainda em desenvolvimento. As propostas em análise, se adotadas, podem representar uma mudança dramática para a Toyota e reescrevem o plano de lançamento de veículos elétricos de US$ 38 bilhões que a montadora japonesa anunciou no ano passado para competir melhor com empresas como a Tesla.

Um grupo de trabalho dentro da Toyota foi encarregado de delinear os planos até o início do próximo ano para melhorias em sua plataforma de veículos elétricos existente ou para uma nova arquitetura, disseram as fontes. Enquanto isso, a montadora suspendeu o trabalho em alguns dos 30 projetos elétricos anunciados em dezembro.

A reformulação pode frear o lançamento de carros elétricos que já estavam sendo planejados pela Toyota. Mas também poderá dar a chance de a empresa competir tendo um processo de fabricação mais eficiente, já que as vendas de veículos elétricos em todo o setor superam as projeções anteriores da Toyota. Além disso, a revisão dos planos pode atender a críticas de alguns investidores e grupos ambientais que afirmam que a Toyota está dando passos muitos lentos no mercado de elétricos.

Como parte da reformulação, a Toyota está considerando uma sucessora da tecnologia e-TNGA, revelada em 2019 e base de seus veículos elétricos, o que permitirá redução de custos, disseram as fontes. A análise para uma mudança nos planos da empresa foi desencadeada em parte pela percepção de alguns engenheiros e executivos da Toyota de que a companhia está perdendo a guerra de custos de fábrica para a Tesla em veículos elétricos, disseram as fontes.

Da CNN Brasil