Toyota testa veículo híbrido flex plug-in no Brasil

Montadora avalia investimento de produção local de modelos equipados com esta tecnologia de propulsão

A Toyota iniciou testes do sistema plug-in em modelos equipados com motor híbrido flex, que utiliza também etanol. O objetivo é avaliar a viabilidade da produção do powertrain no Brasil. O veículo testado, um RAV4 híbrido plug-in, foi construído sobre uma base “híbrido full”, arquitetura similar àquela aplicada nas versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross.

A montadora informou que os testes estão alinhados com futuro plano de investimento na região, que está no momento sendo avaliado, o qual prevê a produção local de veículos com tecnologia híbrida plug-in.

“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, estamos animados com os testes”, disse o presidente Rafael Chang, por meio de comunicado.

A montadora afirmou que o etanol é parte fundamental para que a eletrificação avance no país, uma vez que proporciona ganhos reais em baixas emissões de CO2. Em abril, a Toyota confirmou aporte de R$ 1,7 bilhão e a contratação de 700 novos funcionários para a produção de um novo SUV compacto com motor híbrido flex na unidade de Sorocaba (SP). O modelo será baseado no Yaris Cross e será lançado em 2024.

Do Automotive Business