Toyota vai produzir suas próprias baterias para carros elétricos

Japonesa Toyota vai investir até US$ 3,4 bilhões na produção das baterias de íon de lítio para sua linha de elétricos, que estreia já em 2022

A Toyota vai investir cerca de US$ 3,4 bilhões em baterias automotivas nos Estados Unidos até o final desta década. A fabricante japonesa quer o desenvolvimento próprio do componente, que será peça-chave da sua gama de veículos elétricos.

A eletrificação dos carros ganhou força neste ano na Toyota com a revelação do primeiro carro totalmente elétrico da marca, o SUV bZ4x. Com lançamento confirmado para 2022, o modelo é o primeiro de sete veículos elétricos que a Toyota vai lançar até 2025.

Outro fator para o alto investimento nas próprias baterias é a necessidade de independência em relação à produção do componente. Assim como ocorre com os semicondutores ou chips, a Toyota quer produzir suas baterias para não depender de terceiros.

Rivais como General Motors e Volkswagen enfrentam, no momento, grandes problemas com a falta de chips fornecidos por outras empresas. Pegando o bZ4x como base, os carros elétricos da Toyota serão todos feitos sobre a plataforma e-TNGA, feita em parceria com a Subaru.

Do Jornal do Carro