Toyota vai retomar produção no Japão, mas com capacidade reduzida
Segundo a companhia, medida será tomada entre os dias 18 e 27 de abril. Fornecimento de peças foi prejudicado pelo terremoto de 11 de março
A Toyota Motor anunciou, nesta sexta-feira (8), que vai retomar a produção de todas as fábricas no Japão, no entanto, com a capacidade reduzida pela metade. De acordo com a companhia, a medida será tomada entre os dias 18 e 27 de abril. A produção da fabricante japonesa foi interrompida no dia 14 de março por causa do terremoto seguido de Tsunami que atingiu o país no dia 11 de março.
De acordo com o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, nenhuma fábrica da Toyota no Japão foi atingida pelo terremoto. No entanto, segundo ele, foram os problemas logísticos, a necessidade de racionamento de energia, a redução do fornecimento de peças e o impacto psicológico nos funcionários que fizeram com que a montadora parasse a produção.
Segundo o executivo, os fornecedores que trabalham dentro das próprias fábricas (conhecidos como sistemistas) não foram afetados. Já os fornecedores secundários (que fornecem para os sistemistas), enfrentam problemas.
Do G1, com Associated Press