Trabalhador na IGP conclui ensino fundamental
Parceria inédita entre Sindicato, Prefeitura de Diadema e empresa garante reforço na escolarização dos trabalhadores.
A primeira turma acaba de concluir o ensino fundamental. Meta agora é implantar ensino técnico de nível médio.
Após um ano frequentando os bancos escolares, a primeira turma de trabalhadores na IGP, em Diadema, que participou do curso de elevação de escolaridade, acaba de concluir o ensino fundamental. Na última quinta-feira eles receberam a certificação em cerimônia na própria fábrica.
O curso de elevação de escolaridade é parte de programa desenvolvido entre o Sindicato, a empresa e a Prefeitura de Diadema.
“Melhorar o nível de escolaridade do pessoal é condição essencial para manter e melhorar a qualidade dos empregos”, explicou Hélio Honorato, o Helinho, coordenador da Regional Diadema.
Segundo ele, essa experiência foi tão positiva que o Sindicato pretende apresentar a idéia nas discussões do pólo metal-mecânico, que está em andamento na cidade.
Mas, antes, destaca Helinho, será ampliada a escolarização dos companheiros e companheiras na IGP com um curso técnico de nível médio (segundo grau). “As negociações estão avançadas com a fábrica e com a Prefeitura”, explica o dirigente, que acrescenta a participação da Fundação Florestan Fernandes nessa fase. A fundação é um órgão da Prefeitura dedicado à qualificação e formação profissional.
Enquanto isso, uma nova turma de trabalhadores para o ensino fundamental será formada na IGP. As aulas estão previstas para começar neste segundo semestre.
Demanda – Os cursos começaram a tomar forma no início do ano passado, quando a fábrica apresentou para o Sindicato um plano de reestruturação, visando o desenvolvimento de novos produtos e de novos mercados. A IGP tem 300 trabalhadores e produz auto-peças estampadas.