Trabalhador na Volks aprova proposta e recebe PLR amanhã
Assembléia ontem à tarde aprovou proposta de acordo apresentada pelo TST. Votação evitou que a decisão ficasse com a Justiça do Trabalho.
Os trabalhadores na Volks aprovaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) referente ao valor da PLR e aos dias de greve.
A proposta é esta:
– A empresa assume cinco dias, que serão pagos amanhã.
– Também serão pagos amanhã, sem adicionais de hora-extra, os seis dias que serão compensados aos sábados.
– Os trabalhadores assumem os outros seis dias de greve, que já foram descontados.
– A PLR ficou em R$ 4.750,00. O pagamento vem amanhã, com desconto das antecipações e da primeira parcela de R$ 2 mil paga em abril.
A aprovação da proposta coloca fim em impasse surgido em julho, a partir do momento em que a direção da Volkswagen mostrou toda sua intransigência na negociação da PLR.
As negociações duraram três meses e a montadora rejeitou todas as propostas de acordo feitas pelo Sindicato e Comissão de Fábrica e os trabalhadores cruzaram os braços.
A Volks optou pelo conflito, ocupando a fábrica com centenas de bate-paus e impedindo a entrada dos representantes dos trabalhadores.
Diante do impasse o Ministério Público do Trabalho interveio e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considerou a greve não abusiva.
Mesmo diante da sentença do TRT a Volks não pagou os dias parados preferindo, mais uma vez, o caminho do conflito.
Na semana passada, o Tribunal Superior do Trabalho reuniu trabalhadores e a Volks para fazer uma última tentativa de conciliação antes de julgar o mérito da greve
“Com tantos recursos que existem na legislação, mesmo tendo razão os trabalhadores corriam o risco de receber esse dinheiro só daqui a alguns anos”, comentou o coordenador da Comissão de Fábrica, Valdir Freire, o Chalita.
Ele disse que o comportamento da empresa mostra como serão as negociações do acordo de garantia de emprego, que termina no próximo ano. “Deveremos estar preparados para negociações difíceis”, avisou.