Trabalhador vota em trabalhador!
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br
Neste domingo, 27, teremos o segundo turno das eleições municipais em 51 cidades do país, sendo 18 delas no estado de São Paulo. Entre as mais próximas de nós estão as cidades de Diadema, Mauá e São Paulo, que possuem candidaturas identificadas com as pautas e a visão de mundo da classe trabalhadora. Porque é importante o trabalhador votar em trabalhador?
A classe trabalhadora, que vive do seu trabalho, é a maior usuária dos serviços públicos oferecidos pelas prefeituras e pelos órgãos públicos em geral. É nas cidades que o eleitor ou eleitora sente de forma mais concreta os reflexos de sua escolha nas eleições municipais. Ou seja, na qualidade das escolas e creches; dos hospitais e postos de saúde; no funcionamento do transporte; nas condições de limpeza e conservação das ruas e praças; na qualidade do saneamento básico; na oferta de cultura, lazer e esporte, na melhoria da segurança. Enfim, um conjunto de serviços públicos que são direitos dos munícipes que podem melhorar ou piorar a partir dos resultados das urnas.
Além disso, os candidatos(as) eleitos(as) também podem contribuir com a geração de emprego e renda investindo em infraestrutura atraindo investimentos para a cidade na área da indústria, do comércio e serviços. Por isso, é importante que a classe trabalhadora vote nos partidos e nos candidatos e candidatas que se identificam com os seus interesses de classe.
Mas a participação política da classe trabalhadora não deve se limitar às eleições, embora elas sejam fundamentais. As entidades que representam os trabalhadores como sindicatos e movimentos sociais, devem estar presentes na elaboração, na implementação e na fiscalização das políticas públicas. A democracia, como expressão da soberania e da vontade do povo, deve ser um exercício permanente em todos os momentos e em todos os espaços em que os interesses da classe trabalhadora estiverem em disputa.
Departamento de Formação