Trabalhadoras participam da campanha ´Doe Fios de Amor´ nas fábricas

Dirigentes levam campanha de conscientização em conversas com as companheiras na Arteb, Otis e Legas

 

Na correria do dia a dia, que as companheiras conhecem bem, o Coletivo das Mulheres Metalúrgicas do ABC visitou as fábricas Arteb e Otis, em São Bernardo, e Legas, em Diadema, para conversar com as trabalhadoras. As dirigentes reforçaram a importância de reservar um tempo para fazer a prevenção ao câncer de mama. Também falaram da campanha ´Doe Fios de Amor´, que integra as ações do Outubro Rosa do Sindicato.

A CSE na Legas, Aparecida Maria de Melo, a Cida, lembrou que, muitas vezes, as mulheres não têm tempo para nada. “A vida é uma correria, mas temos que cuidar da nossa própria vida também. Temos que ter tempo para nos conhecer e fazer o autoexame”, afirmou.

Doações recolhidas na Legas (Fotos: Adonis Guerra)

A dirigente explicou a Campanha ´Doe Fios de Amor´ para as companheiras. “Quando a pessoa fica doente, mexe muito com o psicológico. Só a doação de uma mecha pode fazer toda a diferença para outra mulher se sentir melhor e mais bonita. O gesto de ajudar muda tanto você mesma quanto muda a vida de outra pessoa”, disse.

Na entrada das trabalhadoras na Arteb, teve companheira que se sensibilizou e quis doar mechas de cabelo na hora. A CSE Maria José Calixta da Silva foi uma delas.

“A diferença que o cabelo faz quando se está passando por um tratamento tão difícil é muito grande. Para mim foi muito emocionante doar, deu um pouquinho de dó, mas foi uma boa causa. Sei que outras pessoas vão usar para uma necessidade maior”, ressaltou.

A mãe da dirigente, Iraci Calixta da Silva, também se sensibilizou e abraçou a campanha para incentivar mais pessoas a doarem seus fios. Na Legas e na Otis, companheiras também doaram cabelos.

Foto: Divulgação

A CSE na Papaiz, Márcia Maria de Paula, a Marciona, contou que a campanha está muito receptiva nas fábricas. “A campanha toca nos corações das pessoas, já que muitas conhecem alguém que teve câncer. Tem gente que trabalha, é difícil sair para fazer a doação, então quando tem a oportunidade na própria fábrica, já aproveita para ajudar”, afirmou.

Doações recolhidas na Otis (Doadora: Jéssica Moraes)

A dirigente na Samot, Maria do Amparo Ramos, reforçou que o autoexame é muito importante. “Só nós mesmas conhecemos o nosso próprio corpo e podemos verificar quando temos algo diferente no corpo. Cuidar da gente faz toda a diferença”, destacou.

Doação recebida na Arteb (Doadora: Janaina Texeira Gomes) 

Doação recebida na Arteb (Doadora: Francisca Lacerda de Souza)