Trabalhadores aprovam propostas de PLR negociadas pelo Sindicato
Nas assembleias em Ribeirão Pires e São Bernardo, os dirigentes ressaltaram a importância da mobilização para conquistar as cláusulas sociais e econômicas na Campanha Salarial
Fotos: Adonis Guerra
Em assembleias realizadas nas fábricas da base, os trabalhadores aprovaram as propostas de Participação nos Lucros e Resultados, PLRs, negociadas pelo Sindicato.
Na Soma e na Pró-Sol, em Ribeirão Pires, a assembleia foi na quinta-feira, dia 23. O pagamento será em parcela única. O CSE na Soma, Carlos Tadeu Caratti, o Tadeu, reforçou a importância de unidade dos trabalhadores para a conquista da PLR.
“Tivemos um aumento significativo em relação ao valor do ano passado na Soma e na Pró-Sol. Isso só foi possível com o empenho e respaldo do chão de fábrica para negociar a PLR”, afirmou.
Quem ficar sócio dos Metalúrgicos do ABC até o fim de setembro será isento da contribuição negocial. O Sindicato vai fazer a Campanha de Sindicalização nas fábricas em breve.
O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, explicou como estão as negociações de Campanha Salarial.
“As duas empresas pertencem ao Grupo 8 e os patrões estão ousados na tentativa de retirar direitos. É muito importante a mobilização dos trabalhadores neste momento em que a data-base se aproxima”, disse.
“O ano é complicado pelo fim da ultratividade, em que a Convenção Coletiva atual deixa de valer se não chegarmos a um novo acordo. Por isso, será preciso muita unidade para conquistar as cláusulas sociais, reposição da inflação e aumento real”, defendeu.
Também em Ribeirão Pires, os companheiros na Aerocar, Kewpie e Milton Sossida aprovaram as propostas de PLR. Na Aerocar, a primeira parcela será paga em setembro e a segunda, em fevereiro. Na Kewpie e Milton Sossida, a primeira parcela foi paga neste mês e a segunda, será em março.
São Bernardo
Na Hydac, em São Bernardo, os trabalhadores aprovaram a proposta de PLR negociada pelo Sindicato na sexta-feira, dia 24. A primeira parcela será paga em setembro e a segunda, até o fim de janeiro. Os companheiros aprovaram também a contribuição negocial.
O coordenador de área, José Caitano Lima, falou sobre a Campanha Salarial e a importância de renovar a Convenção Coletiva de Trabalho.
“A Hydac pertence ao Grupo 2, que tinha Convenção Coletiva assinada por dois anos e que se encerra agora. São as cláusulas sociais que garantem os direitos que temos no dia a dia. Agora, mais do que nunca, temos que estar mobilizados na luta para contrapor a reforma Trabalhista”, afirmou.
Na RW, a PLR foi aprovada em assembleia na quarta-feira, dia 22, com pagamento único em setembro.
“Negociamos a PLR conforme a pauta dos trabalhadores e conseguimos chegar a uma proposta que atendesse o pessoal”, contou o coordenador de área, Simão Barbosa de Matos Neto, o Soró.
Da redação