Trabalhadores conquistam acordo de Campanha Salarial na Arteb
Os companheiros na Arteb, em São Bernardo, conquistaram o Acordo Coletivo de Trabalho com a cláusula de salvaguarda que assegura direitos em negociação com o Sindicato. Com a assinatura, mais 974 trabalhadores estão vacinados contra a reforma Trabalhista.
O coordenador do CSE, Sebastião Gomes de Lima, o Tião, ressaltou a unidade do pessoal no processo. “Os companheiros estavam mobilizados caso a empresa se recusasse a assinar o Acordo, mas não foi preciso. O melhor caminho é a negociação”, afirmou.
A Arteb integra o Sindipe- ças, do Grupo 3, que não aceitou a proposta da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, pelo quarto ano consecutivo, o que levou o Sindicato a fazer a negociação por empresa.
O coordenador de São Bernardo, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, explicou a importância do acordo. “Mesmo que a bancada patronal não tenha fechado a Convenção Coletiva, a assinatura dos acordos por fábrica mostra que as empresas têm interesse em discutir com o Sindicato”, ressaltou. Confira a lista com as novas empresas que assinaram o Acordo.
Na base da FEM-CUT no Estado, já estão com acordo por empresa cerca de 85% dos trabalhadores que estavam sem a Convenção.
“A Federação está sempre aberta ao diálogo com as bancadas que não assinaram a CCT ainda, o G10, Sindicel, Sindipeças e Sindiforja. Mas temos que deixar claro que qualquer negociação terá como referência os acordos já assinados”, afirmou o presidente da FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.
Novas empresas com acordo em São Bernardo
G3
Arteb, Carhej, HMC, Nilgrid, Peloias, Proxyon e Rassini. Total: 1.857 trabalhadores
G10
Aguero, André Teixeira, Edicarlos, IMS, MBS Metals, Mec. Borr. Gasparzinho, Mikrometais, TR Rodrigues, Totality, VM Car, Zapth, Argus, Rimek, RWR, Vanderlei, Acquamatic, Newpainting, Caio Cesar, JS Usinagem e AV TEC.
Total: 200 trabalhadores.
Da redação