Trabalhadores criam Comitê Nacional

Os companheiros na ArcelorMittal de todo o País criaram o Comitê Nacional dos Trabalhadores na empresa. A oficialização aconteceu durante encontro realizado nos dias 26 e 27 de novembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Francisco Correia Sobrinho, o Pardal (foto), do CSE na Inox Tubos em Ribeirão Pires, foi eleito coordenador do Coletivo Nacional.

Isto foi possível porque a empresa da região recentemente foi incorporada pelo Grupo ArcelorMittal.

Pardal conta que durante os dois dias do encontro foram dados os primeiros passos para a luta conjunta. “Montamos uma pauta para tornar nacionais nossas negociações”, disse.

Pauta
Os principais pontos que os trabalhadores reivindicam são negociação única para a convenção coletiva, melhorias no local de trabalho, redução da jornada, saúde e segurança e meio ambiente, negociar as terceirizações e fim de práticas anti sindicais.

O outro representante da fábrica de Ribeirão Pires, João Alves Cordeiro Neto, foi escolhido para a coordenação do Coletivo de Segurança.

Depois do evento, os companheiros visitaram a unidade de Juiz de fora e já realizaram a primeira entrega da pauta oficial do Coletivo.