Trabalhadores e comunidade se unem por um natal solidário

O espírito de solidariedade surge no coração das pessoas com a proximidade do Natal. Uma prova disso é que, nesta época do ano, aumenta muito a procura por adoções de sacolinhas de alimentos, brinquedos e vestimentas para crianças carentes. Quem quer ajudar, geralmente, procura por uma casa assistencial ou, mesmo, por uma ONG (Organizações Não-Governamentais).

Nas entidades que trabalham com número fixo de doações, as adoções das sacolinhas tendem a ser mais rápidas. É o caso da Creche Cidade dos Meninos, em Santo André, que atende 500 crianças carentes todos os anos. “Os padrinhos começam a nos procurar no final de novembro. Geralmente são pessoas que já participaram de outras ações”, disse Rogério Braga, assistente de comunicação.

As sacolinhas vêm recheadas com roupas, brinquedos, livros e outros itens que os padrinhos queiram acrescentar. “Para que não aconteçam erros, cada sacola é individual, como nome da criança, número da roupa e do calçado. Os presentes são entregues individualmente, para que não haja problemas de um ser mais interessante que o outro”, explicou Braga.

A creche possui um local reservado para que os padrinhos possam fazer a entrega pessoalmente para as crianças. “Não são todos que querem conhecer ‘afilhados’, mas quando a entrega pessoal ocorre, a emoção é grande”, disse.

Na Associação Clube das Mães do Parque São Rafael, em São Bernardo, as doações e procura por adoção de sacolas de Natal também cresce consideravelmente no final de ano. “Atendemos cerca de 300 crianças que residem em áreas de risco na cidade”, explicou a diretora da associação, Valdilene Silva Bezerra.

Valdilene explicou que apesar do aumento considerável de doações, durante todo o ano a associação precisa de ajuda para continuar com ações. “Temos intenção de oferecer cursos de computação e trazer o Mova (Movimento de Alfabetização) para o bairro, que é muito carente”, salientou.

A associação conta com a parceria da ONG Superamigos, formada por metalúrgicos de montadoras de São Bernardo, que todos os anos enviam sacolinhas de Natal para o bairro. “Essa parceria é importante para as crianças, pois muitas só ganham brinquedos novos neste período”, afirmou a diretora.

Há 14 anos, a Superamigos arrecada doações e envia para entidades do ABCD que atendem a população carente. “Neste ano, vamos ajudar dez comunidades. A entrega dos presentes será no dia 18 deste mês durante uma festa que vamos organizar para as crianças. Haverá café da manhã, brinquedos, piscina e à tarde a chegada do Papai Noel”, explicou o presidente da ONG, Claudio Roberto Ribal (foto).

As arrecadações são feitas entre os trabalhadores de montadoras do ABCD, que recebem a bolsa com os dados da criança a ser presenteada. “Apesar de pedirmos roupas e um brinquedo, os padrinhos sempre colocam algo a mais, como doces”, exemplificou Ribal.

Do ABCD Maior