Trabalhadores iniciam plenárias por fábricas

Confira as datas e participe das reuniões que definirão a estratégia de seu Sindicato.


Confira as datas e participe das reuniões que definirão a estratégia de seu Sindicato.

Começam as plenárias por fábricas

Com uma reunião dos companheiros na Ford, sexta-feira passada, e outra de toda a diretoria do Sindicato, no sábado, começaram as plenárias para escolha dos delegados por fábricas e para discutir propostas de emendas ao 6° Congresso dos Metalúrgicos do ABC.
Hoje tem plenárias na Mahle e na Regional Ribeirão Pires, aos metalúrgicos das fábricas na cidade e em Rio Grande da Serra (veja calendário nesta página).
O secretário geral do Sindicato e coordenador do Congresso, Wagner Santana, o Wagnão, explica que essas reuniões são espaços para o trabalhador sugerir o que deseja incorporar às ações que o Sindicato assumirá.
“É no Congresso que os metalúrgicos do ABC decidirão o que é prioritário para o próximo período”, afirma o dirigente.

Estrutura
Com o tema Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – 50 anos construindo um Brasil justo e democrático. Emprego e Trabalho Decente, o 6° Congresso está estruturado em dois grandes focos.
No primeiro, Organização no Local de Trabalho, o desafio é pensar como os metalúrgicos podem ampliar e aprimorar os processos que transformem sua organização num instrumento de democratização das relações de trabalho.
No segundo, Sindicato e Sociedade, o objetivo é elaborar a inserção do Sindicato em ações para além dos limites das fábricas.
“Por exemplo: cobrar e participar da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social do ABC, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do trabalhador na região”, destaca Wagnão.