Trabalhadores na Adhex, Ruspristeel e Antero, em Ribeirão Pires, aprovam PLR e mobilização para Campanha Salarial

Companheiros e companheiras aprovaram disposição de luta e negociações de PLR

Adhex

Os Metalúrgicos do ABC têm intensificado as assembleias na base para mobilizar as trabalhadoras e trabalhadores. O objetivo é fortalecer e dar respaldo aos dirigentes da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos) durante as negociações de Campanha Salarial com as bancadas patronais.

Na semana passada, foram realizadas assembleias na Adhex, Ruspristeel e Antero, em Ribeirão Pires, empresas pequenas, sem CSE (Comitê Sindical de Empresa). Em todas elas, foi aprovada a disposição de luta. Nas conversas, o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, destacou a preocupação que o Sindicato tem com toda a categoria, seja qual for o tamanho da fábrica.

Antero

 O dirigente destacou, sobretudo, a importância da assinatura e renovação da Convenção Coletiva que garante os direitos da companheirada. “Muitos trabalhadores, principalmente nas empresas pequenas, não enxergam, que os direitos deles estão garantidos na Convenção Coletiva. O importante é fechar a negociação por grupo, porque não importa se a empresa é grande ou pequena, os direitos do dia a dia estão lá. A nossa luta, do Sindicato e da FEM/CUT, é para fechar a negociação no grupo, assim todos estarão respaldados. Se a empresa tem três mil ou três trabalhadores é a mesma convenção para todo mundo”.

PLR

Ruspristeel

Em todas essas empresas também foram aprovadas as PLRs (Participação nos Lucros e Resultados), negociadas pelo Sindicato com a direção das fábricas. Nas assembleias, os trabalhadores também votaram a contribuição negocial. Aqueles que ficarem sócios até o final do mês, além de ajudar a fortalecer a luta, estão isentos do pagamento.

Na Adhex e na Ruspristeel o valor será pago em duas parcelas, sendo a primeira neste mês e a segunda em fevereiro do ano que vem. Já na Antero, o primeiro pagamento será feito em outubro deste ano e o segundo em fevereiro de 2025.