Trabalhadores na AQ aprovam acordo de PLR

Valor será pago em duas parcelas: a primeira em agosto e a segunda em janeiro de 2024. Quem ficar sócio até o final deste mês fica isento da contribuição negocial

Foto: Adonis Guerra

Os trabalhadores na AQ, em São Bernardo, aprovaram em assembleia na última quinta-feira, dia 27, proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociada entre o Sindicato e a empresa. A primeira parcela será paga em agosto e a segunda em janeiro de 2024.

“A proposta da empresa era menor, mas graças ao apoio dos trabalhadores na fábrica avançamos em relação a PLR do ano passado, resultado muito significativo. Apenas com organização no local de trabalho é possível conquistas assim e a sindicalização de todos é o caminho para fortalecer nossa luta”, disse o coordenador de área de São Bernardo, Marcelo Pereira dos Santos.

A contribuição negocial também foi aprovada pelos companheiros na fábrica. Quem ficar sócio até o fim do mês fica isento do pagamento da taxa. “Só é possível manter essas e outras conquistas e garantir os direitos com unidade de classe. Vocês pertencem a uma categoria forte, fazem parte de um Sindicato atuante e, para o sucesso nas negociações, é preciso que todos estejam sindicalizados”.

Campanha Salarial

O coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, contou que a FEM-CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) já está em processo de negociação com as bancadas patronais desde a última terça-feira, dia 1°, e que novas conversas estão previstas para a próxima semana.

“Precisamos lutar para conquistar não só a reposição do INPC, mas começar a ter ganhos reais na nossa Campanha Salarial. Só assim, conseguiremos valorizar novamente nosso salário, recuperar e retomar o poder de compra. Essa é a nossa expectativa. O trabalhador precisa estar consciente disso e precisa estar mobilizado”, destacou Jonas.