Trabalhadores na Arteb aprovam acordo de horas
Foto: Divulgação
Em assembleia conjunta dos 1º e 2º turnos, os trabalhadores na Arteb, em São Bernardo, aprovaram o acordo de horas negociado pelo Sindicato na última quinta-feira, dia 29 de março.
“A negociação com a empresa, que contemplou também o 3º turno, foi feita para atender uma reivindicação dos trabalhadores de redução do horário de refeição dos três turnos e antecipação da saída dos 1º e 2º turnos”, afirmou o coordenador do CSE na Arteb, Sebastião Gomes de Lima, o Tião.
“Há mais de dois anos, o horário de refeição era de meia hora por meio de acordo. A empresa tinha retornado o horário para uma hora e agora, com o novo acordo, passará a ser de 40 minutos”, contou.
A medida permitirá que o trabalhador vá embora para casa mais cedo. “O 1º turno sairá 20 minutos mais cedo, às 14h. Já para o 2º turno, além do horário de refeição, antecipamos a entrada para que possam sair meia hora mais cedo. E o 3° turno passa a trabalhar de segunda a sexta, não iniciando mais a sua jornada no domingo”, explicou.
“Tinha gente que pegava a última condução do dia para chegar em casa e corria o risco de perder esse horário. A mudança era uma reivindicação constante do pessoal no chão de fábrica e conseguimos construir a negociação com a empresa”, prosseguiu.
Foto: Edu Guimarães
Na assembleia, o dirigente também falou sobre a importância da unidade dos trabalhadores para conquistar acordos e reivindicar melhorias.
“Temos que aprofundar o debate sobre a sustentação do Sindicato, com as negociações para os companheiros que contribuem, seja como sócio ou com o pagamento da taxa negocial pelos não sócios, como já é hoje”, lembrou.
“A proposta dos Metalúrgicos do ABC é que o direito à oposição seja garantido, mas o trabalhador que se opor à taxa terá que abrir mão de todo acordo negociado”, disse.
A representação organizará uma campanha de sindicalização nas próximas semanas na fábrica.
Da Redação.