Trabalhadores na Arteb comemoram recuperação da fábrica, aprovam PLR e mobilização para Campanha Salarial
Assembleia foi a primeira feita pelo Sindicato após empresa sair da recuperação judicial
A assembleia realizada na Arteb, em São Bernardo, na quinta-feira, dia 1º, foi a primeira após a empresa sair do processo de recuperação judicial, encerrado em dezembro do ano passado. Com sentimento de vitória, os companheiros e companheiras aprovaram a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociada pelo Sindicato com a direção da empresa e também a disposição de luta para fortalecer as negociações de Campanha Salarial.
O valor negociado será pago em duas parcelas, sendo a primeira neste mês e a segunda em fevereiro do próximo ano. Foi aprovada também a contribuição negocial, quem ficar sócio até 31 de agosto terá o valor devolvido.
O coordenador de área, Sebastião Gomes de Lima, o Tião, lembrou o sentimento de vitória e a necessidade de valorizar o pessoal na fábrica, passado o período crítico.
“Foi a primeira assembleia, por isso prevaleceu o sentimento de vitória, por conta do envolvimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras unidos aos esforços do Sindicato. Agora a empresa está ampliando a mão de obra com contratações e um dos frutos colhidos foi a conquista de reajuste muito significativo nas últimas PLRs”.
“Foi uma negociação dura, mas a direção da empresa entendeu que é necessário recompensar o trabalhador na participação de lucros. Temos muito a avançar, melhorar a estrutura da empresa para atender os clientes e também melhorar o ambiente de trabalho para que alimente sempre a motivação de quem produz a riqueza da companhia”, ressaltou.
Campanha Salarial
Durante a assembleia, os representantes dos Metalúrgicos do ABC mobilizaram a companheirada para se manter atenta e organizada com o objetivo de fortalecer as negociações de Campanha Salarial. A Arteb pertence ao Grupo 3 (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa).
O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, lembrou que o pessoal deve se manter informado. “É importante acompanhar o andamento das negociações pelas redes sociais do Sindicato, pela Tribuna Metalúrgica e conversar com o CSE. Já estamos em negociações há algum tempo e somente teremos um resultado de acordo com as nossas necessidades se realmente tivermos a disposição de luta, para buscar o reajuste salarial com INPC integral, aumento real e renovação da Convenção Coletiva”, reforçou Caramelo.