Trabalhadores na AS Brasil aprovam entrega do aviso de greve
Em assembleia ontem, os trabalhadores na AS Brasil, em São Bernardo, aprovaram a entrega do aviso de greve para exigir respeito da empresa, com o cumprimento do acordo negociado e aprovado em junho e também contra as novas demissões efetuadas de maneira unilateral na semana passada.
“A aprovação da entrega do aviso de greve é uma demonstração de unidade e solidariedade de todos os companheiros para duas situações na empresa. Uma é a AS Brasil não ter assinado o acordo em relação às demissões e ao pagamento das verbas rescisórias, em uma total falta de respeito e de sensibilidade ao se aproveitar de um período de pandemia para fazer demissões”, explicou o coordenador de área, Jonas Brito.
“Além do acordo não assinado, o que revoltou ainda mais foram as demissões de cerca de 30 trabalhadores na semana passada, inclusive pessoas com restrições médicas e cipeiros, em um total descaso com os direitos dos trabalhadores”, afirmou.
Em março, a empresa anunciou cerca de 50 demissões em pleno início de pandemia. O acordo de pagamento de verbas rescisórias foi negociado e aprovado pelos trabalhadores em junho, porém a empresa não assinou o documento. No dia 30 de julho, foi anunciada a troca da diretoria da fábrica, que agora quer fazer alterações no acordo já aprovado. No dia 4 de agosto, a AS Brasil demitiu mais 30 trabalhadores sem discussão com o Sindicato.
“Se a nova direção diz que chegou para tentar alavancar a empresa e não cumpre o acordo com os demitidos, já começou com mau caráter e irresponsabilidade. É importante estarmos todos juntos porque amanhã pode ser qualquer um. Exigimos respeito aos direitos e o cumprimento do acordo, se não é greve”, destacou.